O módulo Sob demanda (anteriormente chamado "Controle de produzidos") é um complemento usado para gerenciar a fabricação ou produção de itens pela empresa.
Através dele, você pode processar pedidos que contenham itens produzidos, isto é, aqueles que envolvam algum processo de produção/finalização. Com isso, é possível produzir os itens de acordo com a demanda de vendas.
Neste manual, você aprenderá:
- Pré-requisitos para usar o módulo Sob demanda;
- Como cadastrar itens produzidos manualmente;
- Como cadastrar itens produzidos via planilha;
- Como gerenciar pedidos de venda com itens produzidos;
- Como é o fluxo de produção;
- Como liberar uma ordem de produção;
- Como liberar pedidos com itens já produzidos.
Pré-requisitos para usar o módulo Sob demanda
O módulo Sob demanda está disponível como complemento, contratado independentemente do seu plano em nossa Loja de Complementos. Para adicioná-lo à sua assinatura, acesse Assinatura > Complementos. Em caso de dúvida, entre em contato com o nosso atendimento.
- Ter o complemento Sob demanda contratado em seu ambiente;
- Ter os insumos / matérias-primas cadastrados no Eccosys (em Cadastros > Produtos).
Como cadastrar itens produzidos manualmente
Para cadastrar um novo item produzido, acesse Cadastros > Produtos. Em seguida, clique no botão “Incluir um produto” e preencha o cadastro.
Na aba ''Detalhes'', marque a caixa de seleção ''Item produzido'' para indicar que este produto passará por algum processo de produção/finalização.
Na aba "Produção" (que será exibida ao marcar a opção "Item produzido"), preencha os seguintes campos:
- Depósito dos insumos: Depósito onde o saldo de estoque dos insumos será controlado;
- Depósito do produto final: Depósito onde serão feitos os lançamentos de estoque do produto final;
- Markup: Valor que deve ser adicionado ao custo dos itens para compor o custo total de produção.
- Exemplo: considere que o custo dos itens é R$ 14,00. Você pode preencher o markup com um valor decimal (ex.: 1,2) ou 20%. Em ambos os casos, o custo total de produção calculado será R$ 16,80.
- Observação: campo para incluir informações adicionais que podem ser consultadas apenas no cadastro do produto.
Como cadastrar itens produzidos via planilha
Além do formulário de cadastro de produtos, também é possível cadastrar a composição dos itens produzidos por meio de uma planilha. Para isso, siga as etapas descritas abaixo.
1. Obtenha os Ids ou códigos dos produtos desejados
Antes de cadastrar a composição, é necessário saber o ID ou o código dos produtos que deseja editar.
Caso não disponha destas informações, você pode exportar uma planilha com as colunas ID e Código SKU. Para isso, acesse Cadastros > Produtos, e selecione a opção "Exportar dados para planilha" no botão "Ações". Clique aqui para saber mais sobre a exportação de produtos.
No exemplo a seguir, simulamos a montagem da composição do produto "Camiseta Mickey Produzida Branca G". Este produto será composto pelos insumos "Transfer Mickey AAT" (Código AAT01) e "Camiseta Simples com SKUs - Branco G" (Código AAT03-02).
2. Baixe a planilha modelo
Após obter o id e o código dos produtos, é preciso montar a planilha com as receitas dos itens produzidos. Para isso, utilize o modelo disponível em Configurações > Outros > Importação de Planilhas.
Baixe o arquivo "receitas.xls", conforme destacado na imagem a seguir.
3. Preencha os dados das receitas de itens produzidos
Edite a planilha modelo com as informações necessárias em cada coluna. No exemplo citado anteriormente, a planilha seria a seguinte:
4. Importe a planilha
Por fim, é necessário realizar a importação da planilha. Para isso, acesse Configurações > Outros > Importação de Planilhas. A planilha deve ser compactada em um arquivo ".zip".
Arraste o arquivo para a área de upload ou clique nela para procurar o arquivo. Na lista, marque a opção "Receitas de itens produzidos" e clique no botão "Importar Dados".
Após a importação dos dados, será exibida a mensagem "Terminada Importação". Caso o processo seja bem-sucedido, os produtos serão atualizados e você poderá visualizar a composição do produto em seu cadastro (em Cadastros > Produtos).
Como gerenciar pedidos de venda com itens produzidos
Os pedidos de venda importados da plataforma / hub ou cadastrados manualmente podem conter produtos que precisem ser produzidos ou finalizados.
Em Vendas > Pedidos de vendas, utilize os filtros destacados para verificar se existem pedidos com estoque disponível dentre os pedidos que possuam algum item produzido.
Os pedidos exibidos na listagem podem seguir para as próximas etapas do fluxo operacional, pois o Eccosys identificou que eles já possuem saldo de estoque.
Para os demais pedidos que possuam itens produzidos, você pode utilizar o filtro “Apenas vendas com produtos produzidos” e seguir o fluxo de produção indicado na próxima seção.
Como é o fluxo de produção
Para identificar pedidos que contenham itens a serem produzidos, utilize o filtro “Apenas vendas com produtos produzidos”.
Os pedidos listados poderão ser enviados para a produção. Existem duas formas de enviar os pedidos para produção:
- Individual: pelo menu de contexto de cada pedido, altere a situação para “Em produção”.
- Em lote: selecione os pedidos desejados e indique Ações > Enviar para Controle de Produção em lote.
Após os pedidos estarem na situação "Em produção” (ícone roxo), acesse “Suprimentos > Sob demanda”.
Para dar início ao processo de produção, é necessário gerar uma ordem de produção. Você pode gerá-la individualmente, por pedido ou em lote.
Para gerar de forma individual, clique no menu de contexto do pedido/OC e selecione “Gerar Ordem de Produção”.
Para gerar em lote, selecione os pedidos desejados e através de Ações, indique “Gerar Ordem de Produção em lote”.
Uma vez gerada a ordem de produção, ela poderá ser impressa, cancelada, finalizada ou exportada.
As ações disponíveis nesta tela são:
- Imprimir Ordem de Produção - Apresenta os dados da ordem de produção para impressão.
- Finalizar Ordem de Produção - Altera a situação da ordem de produção para “Finalizada”, lançando entrada de estoque para os produtos finais e saídas de estoque dos respectivos insumos.
- Finalizar Sem lançar Estoque – Altera a situação da ordem de produção para “Finalizada”, sem alterar estoques dos produtos finais e/ou insumos envolvidos.
- Cancelar Ordem de Produção - Altera a situação da ordem de produção para “Não iniciada”.
- Exportar / Importar Planilha – Caso utilize um sistema externo, estas opções podem ser usadas para alimentar as quantidades produzidas.
Importante: Uma vez finalizada uma ordem de produção, ela não poderá ser ativada novamente. Todo o processo precisará ser reiniciado.
Após a finalização de uma ordem de produção, os pedidos de venda não terão a situação alterada.
Como liberar uma ordem de produção
Finalizado o processo produtivo dos itens, é necessário que as quantidades a produzir e produzidas sejam conferidas para que as movimentações de estoque (saída de saldos dos insumos e a entrada de estoque nos produtos finais) ocorram corretamente. O processo de conferência é semelhante ao do Picking. Para realizá-lo, acesse uma ordem de produção, revise os valores e lance os itens que foram produzidos.
Note que nesta etapa é possível Salvar para mais tarde. Esta opção pode ser utilizada em casos onde foi informado algumas quantidades produzidas de certo item, mas ainda não se produziu a totalidade dos itens do pedido (não irá movimentar estoques).
Se preferir, você também pode a realizar a conferência através da importação de planilha, através de Ações > Importar planilha.
Após o lançamento de estoque, quando todas as quantidades a produzir e quantidades produzidas forem equivalentes, a ordem de produção será finalizada.
Sendo assim, existe a possibilidade de já imprimir as etiquetas dos produtos produzidos pelo menu de contexto.
Como liberar pedidos com itens já produzidos
Após finalizar a ordem de produção (ver seção anterior), os pedidos de venda relacionados podem ser liberados para separação e envio ao cliente.
Em Vendas > Pedidos de venda, selecione a opção “Apenas pedidos que podem ser enviados” em “Estoque dos Itens”. Os pedidos que serão listados podem ser enviados para picking e seguir o fluxo de separação de pedidos.