Bem-vindo(a) à Base de Conhecimento do ERP Eccosys!

Eccosys ❱ ConfiguraçõesEmpresa

Como Funciona o Editor de Etiquetas

Visão Geral:

Ainda que os Correios disponibilizem modelos para a geração e impressão de etiquetas, necessidades específicas são cada vez mais frequentes. Pensando nisso, o Eccosys disponibiliza o Editor de Etiquetas. Além de poder criar sua etiqueta de Correios personalizada, também é possível criar uma específica para Transportadoras, editar suas Etiquetas de Produtos, e também personalizar o Romaneio.

Neste manual, você aprenderá a:

  • Configurar o Editor;
  • Utilizar o Editor;
  • Configurar Elementos.

Você pode localizar em Configurações -> Empresa -> Editor de Etiquetas, esta ferramenta permite a personalização do modelo utilizado em etiquetas dos Correios, Transportadoras e Produtos.



Para utilizar o editor, clique em Incluir Etiqueta, na listagem principal. Você será redirecionado à tela de edição, onde terá acesso aos elementos mais comuns em uma etiqueta, bem como uma pré-visualização da mesma.

A primeira configuração a ser feita é no Tipo da Etiqueta: Correios, Transportadora, Produto, ou Romaneio. Cada uma das opções serão utilizadas em lugares diferentes.

Etiquetas dos Correios serão utilizadas na impressão de etiquetas em pedidos/NFe que tenham um método de envio dos Correios. Para Transportadora a lógica é a mesma, mas para pedidos/NFe que o método de envio seja transportadora.

As Etiquetas de Produtos serão utilizadas na impressão de etiquetas na tela de Cadastro de Produtos, ou se for selecionada a opção Imprimir Etiquetas Produtos.

A de Romaneio, possibilita você a personalizar seu Romaneio, que é a impressão da sua lista de separação de produtos do Picking. Temos este manual completo sobre Romaneio Personalizável.

Se você não criar uma etiqueta personalizada para algum desses três tipos, o Eccosys irá utilizar o modelo padrão quando você imprimir uma etiqueta desse tipo. Porém, mesmo assim recomendamos que crie uma etiqueta para cada tipo.

Observação: no exemplo a seguir, será utilizada como modelo uma etiqueta dos Correios, mas os passos são os mesmos para as etiquetas de Transportadora, Produto e Romaneio.

Sugerimos sempre começar a edição partindo do modelo Sugerido. Para obter esse modelo, clique em Ações -> Utilizar modelo sugerido.

Existe um novo modelo sugerido em que os elementos foram atualizados e também adicionados, como o chamado DataMatrix dos correios.



Mandaê:

Para quem utiliza a Mandaê, existe uma etiqueta que contém os elementos de Código de rastreamento e Código de barras de rastreamento. Para isso, no campo Tipo da Etiqueta selecione Mandaê.

Entendendo as Abas do Editor

Na aba Página ficam as configurações do tamanho da página onde a etiqueta será impressa, sua orientação, margens e quantidade de etiquetas por página.

Já na aba Etiqueta se localizam as configurações das dimensões da etiqueta em si. Aqui também é possível ter uma pré-visualização dos elementos da etiqueta.


Por fim, na aba Elementos localizam-se todos elementos que podem ser inseridos na etiqueta.



Configurando os elementos:

Os campos de edição das propriedades dos elementos ficam na seção inferior do editor. Eles estão presentes em qualquer uma das abas, mas recomendamos realizar alterações nesses campos somente na aba Elementos.

Para editar um elemento da etiqueta, basta clicar nele, na área de pré-visualização, para que seus dados sejam carregados nos campos de edição de elemento.

Se você arrastar um elemento na pré-visualização, a posição horizontal e vertical dele mudará automaticamente.

Para os elementos que é possível redimensionar, também pode-se fazer isso pela pré-visualização.

Para excluir um elemento, você deve selecioná-lo para edição e clicar no botão com o X.

Aqui foi selecionado o campo Endereço para edição.

Por fim, se você quiser eliminar todos elementos da etiqueta, é só clicar em Ações -> Limpar Etiqueta.

Após concluir a edição, clique em Salvar para salvar suas alterações, ou em Descartar Alterações para ignorar o que foi editado. Após salvar a etiqueta, ela estará pronta para ser utilizada.

Próximos passos

Caso você tenha interesse, veja mais materiais relacionados a etiqueta:


Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.