Clonar uma nota fiscal é um recurso do Eccosys que serve para duplicar uma nota fiscal. Útil para evitar retrabalho em casos de ajuste de notas erradas, criação de notas iguais com pequenas mudanças ou operações canceladas que precisam ser geradas novamente com alguma alteração.
Neste manual, você aprenderá a:
Duplicação de uma nota qualquer, sem modificar sua natureza (saída ou entrada).
Tem como intuito realizar alguma modificação pequena, numa nota que na sua maior parte é igual à original, como por exemplo, enviar uma NF com os mesmos dados à outro cliente/fornecedor, onde altera-se apenas os dados de destinatário.Nesse caso, a NFe original não precisa ser cancelada, porém o clone deve ser mandado à SEFAZ (como uma nota normal).
- Clonagem Normal;
- Clonagem com Modificação;
- Clonagem para Saída;
- Clonagem para Entrada;
- Como clonar uma nota fiscal.
Clonagem Normal
Duplicação de uma nota qualquer, sem modificar sua natureza (saída ou entrada).- Ajuste: Tem como intuito, geralmente, de realizar alguma correção. É importante salientar que, nesse caso, a nota, comumente deve ser cancelada e, o clone da mesma, enviado para a SEFAZ para validação.
- Cancelamento: Quando a NFe está cancelada, é necessário gerar outra a partir do pedido, realizando assim, os ajustes necessários. Nesse caso, não é necessário clonar a NFe.
Clonagem com Modificação
Tem como intuito realizar alguma modificação pequena, numa nota que na sua maior parte é igual à original, como por exemplo, enviar uma NF com os mesmos dados à outro cliente/fornecedor, onde altera-se apenas os dados de destinatário.Nesse caso, a NFe original não precisa ser cancelada, porém o clone deve ser mandado à SEFAZ (como uma nota normal).Clonagem para saída
A duplicação de uma nota de entrada, modificando sua natureza para saída, normalmente é feita quando precisa-se “devolver” uma operação de remessa, sem que a operação a ser devolvida seja anulada.Clonagem para entrada
A duplicação de uma nota de entrada, modificando sua natureza para entrada, normalmente é feita quando precisa-se “devolver” uma operação de remessa, sem que a operação a ser devolvida seja anulada.Como clonar uma nota fiscal
Para realizar o processo de clonagem, você deve ir em Vendas > Notas Fiscais, selecionar a nota fiscal desejada, clicar no menu de contexto e selecionar a opção "Clonar Nota Fiscal" ou "Clonar para Entrada" se for uma nota de saída.Se for uma nota de entrada (Suprimentos > Nota de Entrada), como mostrado na imagem abaixo, há a possibilidade de Clonar Nota Fiscal" ou "Clonar para Entrada".
Validadas todas as informações, não esqueça de clicar em "Salvar".
Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.