As notas fiscais emitidas no ERP devem seguir a sequência sequência numérica da série para garantir a integridade e rastreabilidade das transações. Caso ocorram saltos na numeração, o contribuinte é responsável por inutilizar essas notas de forma correta, notificando a SEFAZ sobre esta ação.
Como inutilizar a numeração de notas fiscais
Para inutilizar um ou mais números de nota fiscal, acesse Configurações > Notas Fiscais > NF-es Inutilizadas e clique em "Inutilizar NF-es".
Na tela de inutilização, preencha os seguintes campos:
- Série: Número de série em que o documento deveria ser emitido;
- Número inicial: Primeiro número do intervalo a ser inutilizado (sem zeros à esquerda);
- Número final: Último número do intervalo a ser inutilizado (sem zeros à esquerda). Para inutilizar um único documento, repita o número informado em "Número inicial" neste campo;
- Unidade de negócio: Empresa / CNPJ responsável pela emissão da nota;
- Justificativa: Deve conter no mínimo 15 dígitos informando o motivo da inutilização (ex.: "Este documento não será utilizado para emissões fiscais deste estabelecimento").
A inutilização de documentos fiscais é diferente do cancelamento. Enquanto a inutilização se refere ao não uso de uma determinada numeração, o cancelamento está relacionado a situações de troca ou desistência de compras, onde a NF-e já foi autorizada pela SEFAZ.
Conclusão
As notas inutilizadas ficarão com a mesma situação na SEFAZ e não poderão ser usadas pela empresa nesta série de NF-e.
Você pode consultar as numerações inutilizadas no Eccosys em Configurações > Notas fiscais > NF-es Inutilizadas.