Como funciona o complemento de Notas de Transferência Entre Unidades de Negócio


Algumas operações específicas, que contam com mais de um CNPJ (Unidade de Negócio) dentro do Eccosys, e precisam declarar fiscalmente movimentações de estoque entre os CNPJs, necessitam realizar Notas Fiscais de Transferência. O Eccosys conta com um módulo que permite a realização e emissão dessas Notas Fiscais de Transferência.


Neste manual, você aprenderá a:
  1. O que é e como é calculado o custo médio bruto dos produtos;
  2. Como configurar depósito para o cálculo do custo médio bruto;
  3. Como configurar a natureza de operação de Transferência;
  4. Como gerar uma nota de transferência entre unidades de negócio;
  5. Observações Importantes.

Para utilizar esta funcionalidade, faça a contratação dentro da Loja de Complementos (Transferência entre UN (CNPJ). Em caso de dúvida, contate o suporte.

O que é, e como é calculado o custo médio bruto dos produtos

O custo médio bruto é uma modalidade de cálculo que pode ser usada em notas de transferência entre Unidades de Negócio. Ao selecionar esta opção nos depósitos desejados, as movimentações das notas fiscais de entrada (compras) irão calcular o custo médio bruto unitário, utilizando a seguinte fórmula:
  1. CMBU = (Custo Médio Bruto no cadastro do produto Custo Bruto Unitário calculado na nota de entrada) / 2
Considere o exemplo a seguir:
No cadastro de um produto, o custo médio bruto é de R$ 10,00.
O valor deste produto na nota de transferência é de R$ 8,50.

Assim, temos:
CMBU = (10 + 8,5) / 2
CMBU = 9,25


Caso o produto não possua um valor de Custo Médio Bruto informado no cadastro, o CMBU será igual ao Custo Bruto Unitário da nota de entrada. Dentro do cadastro do seu produto, na aba Detalhes, está disponível o campo com a informação do Custo Médio Bruto.




O custo médio bruto também estará disponível e registrado dentro de cada lançamento de estoque. Veja exemplo:



Como configurar depósito para o cálculo do custo médio bruto

Em Configurações > Suprimentos > Depósitos, estarão listados os depósitos disponíveis cadastrados no seu Eccosys. Dentro da configuração de cada depósito, haverá um parâmetro para habilitar chamado "Calcular custo médio bruto do produto". Se habilitado, o sistema irá calcular o custo médio bruto dos produtos em que tiverem movimentação de notas de entrada neste depósito.




Como configurar a natureza de operação de Transferência

Para realizar as notas fiscais de transferência entre as unidades de negócio, você deve também configurar a natureza de operação. Após cadastrada, é possível definir a nota como Padrão de Transferência (estrela roxa):



Dentro da natureza também, na aba Outros, há um parâmetro chamado "Utilizar custo médio bruto para transferências". Caso definido como Sim, ao gerar as notas de transferência entre unidades, será utilizado o valor do custo médio bruto, como preço unitário dos itens.



Como gerar uma nota  de transferência entre unidades de negócio

As notas de Transferência entre Unidades de Negócio são apenas operações de Saída, e irão gerar outras notas de saída. Para gerar as notas de transferência, você pode acessar em Vendas > Notas Fiscais. É possível gerar a nota pelo Menu de Contexto, individualmente em cada nota fiscal:



Ou também é possível gerar em lote, no painel de notas, no menu Ações > Gerar transferências entre Unidades em Lote:




Ao selecionar para gerar as notas de transferência, irá aparecer um modal. Nele, é possível pesquisar notas e adicioná-las na lista para geração de nota de transferência em lote.




No campo Natureza de Operação, virá pré-selecionado a natureza que foi selecionada como Padrão de Transferência, mas também é possível alterar e pesquisar outra natureza no campo. Estará disponível também a flag para Enviar Notas para a SEFAZ. Caso não sejam selecionadas, as notas serão apenas geradas e salvas em seu painel, sendo necessário enviar para a SEFAZ depois.

Esta opção de Transferência entre UN (CNPJ) também está disponível em nossa API.

Observações Importantes

Estas notas não terão nem contas nem estoque lançados automaticamente. Como o estoque já foi lançado na nota original, não é necessário lançar novamente. O estoque desta nota de transferência será desconsiderado automaticamente.


Próximos passos

Caso você tenha interesse, veja mais materiais relacionados:
  1. Como Funcionam as Situações da Nota Fiscal
  2. Como clonar uma nota fiscal
  3. Finalidades de uma NFe
  4. Outras informações de notas fiscais

Em caso de dúvidas, nosso time de suporte está à disposição para auxiliar.

Updated on 17/05/2024
Was this article helpful?  
We appreciate your review.