Como funciona o SPED no Eccosys

Eccosys possibilita a geração do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) para empresas contribuintes do ICMS e do IPI, com o intuito de informatizar a relação entre as empresas contribuintes e o fisco.


Neste manual, você aprenderá:

  1. O que é o SPED;
  2. Quem deve utilizar o SPED;
  3. Como utilizar o SPED Fiscal no Eccosys; e
  4. Como utilizar o SPED Contribuição no Eccosys.


O que é o SPED

O SPED é um sistema que tem por objetivo simplificar os processos de arquivamento, envio e validação das obrigações fiscais das empresas em relação ao pagamento de impostos.


Quem deve utilizar o SPED

Apenas as empresas do Regime Normal, ou seja, Lucro Real e Lucro Presumido contribuintes do ICMS. Você pode consultar se sua empresa está na lista de obrigatoriedade no site da secretaria da fazenda do seu estado, acessando o link do projeto SPED.


Como utilizar o SPED Fiscal no Eccosys

Caso o módulo de SPED não estiver disponível para você, é necessário informar ao nosso time de suporte para liberar o módulo.


No Eccosys você pode gerar o SPED Fiscal, indo em Configurações > Notas fiscais > SPED EFD para contribuintes de ICMS e IPI. A seguir, preencher com os dados, conforme necessidade. Escolha o Período de referência para geração do arquivo de Sped Fiscal >  Apontar o perfil de apresentação do arquivo fiscal > Coloque o Indicador de tipo de atividade preponderante.


Feito isto, você clica no botão Gerar arquivo, onde o mesmo irá gerar um arquivo (.txt), e você poderá enviar a sua contabilidade.

Lembrando que os filtros utilizados, deverão ser vistos com sua contabilidade.


Observações:

  1. Caso, seja necessário gerar os registros do inventário, basta marcar a opção Incluir Registros de inventário e colocar o mês para inventário. O registro de inventário, é obrigatoriamente, enviado uma vez por ano. É importante verificar com a sua contabilidade, a data de envio desse registro. 
  2. Exporta informações referentes as Notas Fiscais interestaduais para consumidor final com partilha de ICMS.
  3. Lembre-se também que é possível importar o XML das CTEs caso necessite, de acordo com o filtro adicionado. É possível marcar a opção Incluir registros do CTE, na hora de gerar o arquivo.
  4. Ao marcar a opção Incluir registros de K280 , são exportados dados de correção de estoque escriturado.
  5. É muito importante que os cadastros de clientes, fornecedores e da empresa estejam corretamente preenchidos, pois, esses dados irão para o arquivo digital. Caso algum dado necessário para validação não esteja corretamente preenchido, o validador do Sped Fiscal irá apresentar erro.
  6. Esse arquivo é gerado em layout padrão, exigido pelo Sefaz. O mesmo apresentado no Ato COTEPE 09/08.
  7. Caso queira consultar se a sua empresa está na lista as empresas obrigadas a enviar a escrituração, pode realizar a verificação aqui.
  8. Pode acontecer, de a empresa ter que entregar os arquivos de Sped Fiscal e Sped Contribuições, isso vai depender do enquadramento da mesma.


Como utilizar o SPED Contribuição no Eccosys

Além disto indo em Configurações > Notas fiscais > SPED EFD-PIS/COFINS, é possível gerar o SPED Contribuição, para contribuintes do PIS/Pasep e da Cofins. A tela de filtro é parecida com a do SPED EFD, e também precisa ser revisada com sua contabilidade, caso você realmente precise utilizar:


Feito isto, você clica no botão Gerar arquivo, onde o mesmo irá gerar um arquivo (.txt), e você poderá enviar a sua contabilidade.


Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.



Atualizado em 11/04/2024
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.