A nota fiscal desempenha um papel crucial no registro de transações de venda. Além de ser uma obrigação legal, a emissão de notas fiscais é fundamental para o correto recolhimento de impostos e o cumprimento das normas tributárias.
O Eccosys oferece aos seus usuários uma solução completa e eficiente, permitindo a geração de notas fiscais de entrada e saída de forma prática e confiável.
Nesta documentação veremos detalhadamente o processo de emissão de notas fiscais no Eccosys, garantindo conformidade fiscal e agilidade para os clientes.
Neste manual você aprenderá:
- Como criar notas fiscais em lote;
- Como são enviadas ao Sefaz as NF-es em lote.
Como criar notas fiscais em lote
O Eccosys permite gerar múltiplas notas de uma só vez. Esta função encontra-se disponível em Vendas > Pedidos de venda, para utilizá-la, selecione os pedidos de venda desejados em "Ações" clique na opção "Gerar NF-e em lote"
Uma nova tela será aberta, onde será possível filtrar e selecionar os pedidos que deseja gerar a NF-e. Veja abaixo detalhe de cada opção:
Pedidos por picking: Informe se os pedidos a serem apresentados em tela devem estar com o picking realizado, em andamento ou todos;
Processamento: Por padrão o processamento virá para gerar uma nota por vez;
Situação por faturamento: Disponibiliza opção seleção para situação dos pedidos após faturamento;
Enviar: Selecione o check-box de enviar para Sefaz caso queira gerar e autorizar as notas;
Imprimir: Selecione os check-box para imprimir romaneio, ou imprimir picking em ondas, caso seja necessário;
Situação do pedido: Informe qual deve ser a situação atual dos pedidos a serem apresentados em tela para seleção;
Tipo de pessoa: Permite selecionar pedidos por tipo de cliente, Física, Jurídica, estrangeiro ou todos;
UF: Permite seleção de pedidos por estado de destino;
Transportadora: Permite filtrar os pedidos de determinada transportadora.
Após aplicar todos os filtros desejados, selecione os pedidos e clique em "Gerar Notas":
Nesta tela serão apresentados no máximo 100 pedidos de vendas. Para apresentar mais pedidos, acione nossa time de suporte técnico.
Como são enviadas ao SEFAZ as NF-es em lote
As notas fiscais geradas em lote são autorizadas automaticamente, caso suas configurações fiscais sobre as naturezas de operações, Icms interestadual e dados fiscais dos produtos.
Se houver rejeição do Sefaz, deve-se acessar Vendas > Notas fiscais, em tela, identifique a nota fiscal rejeitada assim como seu erro, corrija e tente um novo envio clicando na opção “Enviar nota”, disponível no menu de contexto de sua nota fiscal.
As funções “Enviar notas selecionadas” e “Enviar notas pendentes” disponível no botão de ações da tela de notas fiscais poderão ser utilizadas para autorização de mais notas fiscais junto ao SEFAZ.
Conclusão
O Eccosys irá atualizar a situação dos pedidos na plataforma, indicando que houve faturamento e que a mercadoria será enviada ao consumidor final.
Deve-se gerar uma ordem de coleta para a transportadora ou uma Lista de postagem para serviços dos Correios para que os produtos sejam encaminhados ao cliente.
Todas as notas fiscais de saída estarão disponíveis em Vendas > Notas Fiscais, e o envio dos documentos para autorização na SEFAZ bloqueia a possibilidade de edições. Em caso de erros, uma carta de correção poderá ser emitida para alterações não fiscais.
Notas com erros em valores e impostos deverão ser canceladas ou devolvidas, registrando o estorno dos produtos e seus valores. Estes procedimentos podem ser feitos pelo usuário do sistema através do "menu de contexto" da nota fiscal em questão. Veja um exemplo na imagem abaixo:
Consulte sua contabilidade para identificar o processo a ser feito com a nota fiscal que precisa de correção.