Como Funciona a Consignação / Triangulação de Estoque

Quem trabalha com vendas sabe que a rotatividade de produtos varia por inúmeros fatores. Alguns produtos em minha loja saem com certa frequência diariamente, já outros apenas em uma estação e período em específico. Para estes encontra-se a necessidade de trabalhar em consignação, ou seja, eu tenho a possibilidade de armazenar o meu produto em outro local ou concluir minha compra apenas quando possuir venda para ele.

A venda em consignação funciona como uma parceria estratégica: você deixa seus produtos consignados com uma empresa ou pessoa para que ela venda suas mercadorias sem precisar pagar pelo que não for vendido.


Esta movimentação entre depósitos, se chama triangulação de estoque, no eccosys você tem ferramentas que possibilitam este tipo de operação.


Neste manual, você aprenderá a:

  1. Como configurar depósito de consignação;
  2. Definir triangulação de estoque em natureza de operação;
  3. Movimentar estoque em Consignação


Como configurar depósito de consignação

para configurar um depósito para consignação em seu ambiente, acesse Configurações > Suprimentos > Depósitos e selecione a opção "Incluir um depósito" destacado em azul.


Descreva este depósito para melhor identificação, caso seja necessário, localizações poderão ser adicionadas para melhor identificação dos produtos a serem separado, salve o seu cadastro.

Na tela de depósitos identifique a opção "Tornar depósito padrão para consignação" em seu menu de contexto(seta para baixo).



Este, será o depósito responsável por manter os produtos consignados para venda, a entrada dos produtos consignados deverão ser destinadas a ele.


Definir triangulação de estoque em natureza de operação

Movimentações em triangulação de estoque possuem descrições diferentes, estas naturezas precisam ser criadas e parametrizadas em  Configurações > Notas fiscais > Naturezas de Operação.  na aba outro identifique o campo possui triangulação de estoque e preencha-o com SIM.


Após alterar campo e validar configurações com sua contabilidade, salve sua natureza de operação.


Movimentar estoque em Consignação

Para emitir sua nota fiscal em consignação, utilize a natureza que está configurada com a triangulação do estoque, quando a autorizar na Sefaz será aberto um quadro, para "lançar" os produtos do estoque principal, para o estoque da Consignação:



A "saída" da consignação por triangulação, é como uma transferência de depósitos.

Ao vender (totalmente ou não) os itens que estão na consignação, será necessário gerar uma nota de entrada como devolução de triangulação, voltando com a quantidade de itens que saíram consignados.


O mesmo quadro será apresentado para a identificação do depósito na entrada,  para estorno dos produtos que estavam no depósito de Consignação, para o Padrão.


Resultado

Com os itens de volta no depósito principal, A nota fiscal sobre a venda de mercadoria para consumidor final poderá ser feita no módulo de seu sistema no eccosys.


Próximos passos

Caso você tenha interesse, veja mais materiais relacionados a Natureza de Operação:

  1. Como Criar, Configurar e Definir como Padrão uma Natureza de Operação;
  2. Como Vincular uma Natureza de Operação a um Contato.


Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.



Updated on 30/04/2024
Was this article helpful?  
We appreciate your review.