As vendas de uma loja podem ser feitas de diferentes formas, sendo elas através de plataforma de venda, Hub e Marketplaces. Os Marketplaces (Mercado Livre, Magazine Luiza... ) são descritos no Eccosys como canais de vendas e podem ser cadastrados para:
- Identificar a origem de seus pedidos;
- Faturar seus pedidos em diferentes CNPJ's;
Neste manual você aprenderá:
- Como configurar um canal de venda;
- Como configurar a régua de repasse.
Como configurar um canal de venda
Em Configurações > Vendas > Canais de Venda clique no botão "Incluir um canal de venda".
Na próxima tela, é necessário preencher as informações dos campos. Existem alguns campos com informações diferentes entre a loja principal e os demais canais de venda como CNPJ do marketplace, identificador da loja no marketplace e plataforma:
Definições dos campos
- Descrição: Nome do canal de venda. Esse nome é usado para identificação interna, então, pode ser definido conforme a necessidade de sua empresa;
- Referência: Código disponibilizado pela plataforma de vendas para identificar a origem dos pedidos de vendas. Por meio deste código, o Eccosys saberá a qual canal de venda o pedido deve ser associado. Caso não saiba como obter esta informação na sua plataforma, entre em contato com o nosso time de suporte;
- Marketplace: Marketplace a ser considerado;
- CNPJ do Marketplace: Deve ser preenchido com o CNPJ do marketplace que está sendo configurado.
- Identificador da loja no Marketplace: Nome do usuário (Loja) ou identificação do perfil do vendedor no marketplace, seja ele agenciador, plataforma de delivery, marketplace e similar, de serviços e de negócios. informação que pode ser conseguida junto ao seu canal de venda/loja.
- Plataforma: É possível deixar como "Todas" ou escolher alguma plataforma específica que esteja integrada em seu ambiente.
- Referência Intelispost: Este campo é opcional e é preenchido quando se tem integração com a Intelipost;
- Taxa (%): Taxa de venda do canal de venda.
- Zerar frete ao gerar NF-e: O preenchimento desse campo é de acordo com o que é estabelecido no canal de venda. Para que funcione corretamente, é necessário fazer a alteração no parâmetro "Zerar frete ao gerar Nota Fiscal" em Configurações > Empresa > Configurações Gerais > Vendas.
Como configurar a régua de repasse
Após o preenchimento das informações do marketplace, é possível realizar a configuração da régua de repasse.
Definições dos campos
- Data Base: Deve-se selecionar o "tipo data" base a ser considerado para a configuração de sua régua de repasse. Pode ser definida em "Data do Pedido", "Data de Faturamento" e "Data Prevista de Entrega".
- "+ ou -": Adiciona ou subtrai dias em sua data base;
- Categoria (opcional): Tipo de despesa a ser considerado para taxa do canal de venda;
- Repasse parcelado: Tipo de repasse único ou parcelado;
- Regras do repasse: Deve-se informar a regra a ser considerada para repasse de taxa do marketplace.
Na imagem abaixo, temos um exemplo de repasse:
- Em "Data Base" ficou definido como "Data do pedido" "+" 10, ou seja, após a criação do pedido, em 10 dias será realizado o repasse para o canal de venda. Essa data base pode ser definida por "Data ds Faturamento" ou "Data Prevista de Entrega".
- Logo abaixo, definimos a regra da seguinte maneira: "Quando a data base cair entre": Dia 1 e 15 de cada mês, "O repasse acontecerá" dia 15 do mesmo mês e, quando cair entre o dia 16 e 30 de cada mês, o repasse acontecerá dia 30 do mesmo mês. Esses campos podem ser configurados conforme o acordo realizado com o canal de venda.
Próximos passos
Caso você tenha interesse, veja mais materiais relacionados:
- Como cadastrar a régua de marketplace;
- Como funciona o relatório de vendas;
- Informações dos pedidos de venda.
Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.