Bem-vindo(a) à Base de Conhecimento do ERP Eccosys!

Eccosys ❱ Vendas

Como Funciona o Rateio de Descontos

Visão Geral:

No modelo de NF-e atual, os descontos são informados por itens. Isto significa que cada item da nota fiscal precisa incluir seu próprio valor de desconto (caso exista).
Além disso, a soma dos descontos individuais deve, obrigatoriamente, corresponder ao total de desconto informado na seção de totais da nota.

Para facilitar esta tarefa e evitar inconsistências, o Eccosys disponibiliza dois modelos de cálculo de descontos: um para pedidos importados da plataforma; e outro exclusivo para vendas inseridas manualmente ou via API.

Neste manual, você aprenderá sobre:

  • Modelo de desconto item a item - importação de pedidos;
  • Modelo de desconto geral - geração manual ou via API.

Modelo de desconto item a item - importação de pedidos

A partir de 26/02/20, o sistema passa a respeitar a informação que receberá dos pedidos de venda vindos das plataformas, intervindo o menos possível na informação de descontos, com algumas ressalvas. São elas:

  1. Plataformas que disponibilizam o desconto apenas na Venda, ou seja, nos informam um valor geral único de desconto:
     O Eccosys fará um rateio desse valor e informará no campo desconto de cada item da venda, esse desconto será carregado para a geração da nota fiscal.
  2. Plataformas que disponibilizam o desconto na venda e também em cada item:
    O Eccosys somará os descontos recebidos dos itens e fará um rateio desse valor e informará no campo desconto de cada item da venda, esse desconto será carregado para a geração da nota fiscal.
  3. Plataformas que disponibilizam o desconto exclusivamente nos itens:
    O Eccosys passa a respeitar 100 % os valores repassados pela Loja. Não é feito nenhum cálculo de divisão de valores de descontos. Nesse caso, se algum item não teve desconto informado pela plataforma, no pedido de venda e na nota, ele não terá descontos também.

Com isso, o campo Descontos, localizado no espaço de Totais da Venda / Nota Fiscal, ficará bloqueado. Caso seja necessário alterar algum valor de desconto, esses valores precisam ser corrigidos nos descontos de cada item do pedido de venda / nota. O campo nos totais será preenchido pelo sistema com base nos valores informados nos itens.  

Lembrando que o valor de desconto deve ser informado em Reais. Caso você deseje informar um valor em percentual, deve usar o símbolo % junto ao valor que você deseja aplicar, o sistema converterá o percentual em um valor em reais e esse valor será exibido para você no campo e não mais em %.

Imagem de totais com campo desconto.


Modelo de desconto geral - geração manual ou via API

Pedidos inseridos de forma manual ou através da nossa API podem utilizar o campo Desconto nos Totais da Venda ou Nota normalmente. Utilizando esse campo para informar o desconto da venda, o Eccosys fará a divisão do valor de desconto informado e preencherá no campo desconto em cada item da venda. Esses valores serão carregados para a geração da nota fiscal posteriormente.

Para que o comportamento descrito acima funcione, o parâmetro "Utiliza modelo antigo de desconto para pedidos manuais", localizado em Configurações > Configurações Gerais > Vendas deve estar setado como "Sim". Ao alterar o parâmetro para "Não" o sistema bloqueará o campo Desconto e será necessário preencher o dado de desconto em cada item da venda. 

ATENÇÃO: Não recomendamos alterar esse parâmetro se você recebe os pedidos através da nossa API sem antes entrar em contato com o responsável pela integração. Poderão ocorrer erros no envio dos pedidos para o sistema, caso não sejam feitas as devidas adequações.


Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.