Integração com os Correios

O "Meu Correios" é uma plataforma desenvolvida pelos Correios para facilitar a cotação e o rastreamento de entregas. 


O Eccosys está integrado com os Correios, que permite aos usuários preparar e gerenciar suas postagens. Por meio desta integração é possível acompanhar o rastreamento de seus pedidos, imprimir etiquetas de transporte, enviar as postagens automaticamente aos Correios, atualizar suas entregas no site, dentre outros serviços.



Neste manual, você aprenderá:

  • Como configurar a integração dos Correios no Eccosys;

  • Como cadastrar os dados de contato dos Correios;

  • Como vincular as modalidades para pedidos importados;

  • Como é o fluxo de pedidos para entrega com os Correios

Perguntas frequentes

1) O que mudou com a nova versão da integração? O que é novo e o que deixou de existir?
As integrações dos Correios passaram de SIGEP Web para ”Meu Correios”. 
Em linhas gerais, os Correios deixaram de trabalhar com a PLP (pré-lista de postagem) e passaram a fornecer as etiquetas através da API. Assim, o ERP passou a se comunicar com os Correios via API e consumir os dados das etiquetas fornecidos por eles para permitir a impressão, por exemplo.

Expedição avulsa: as expedições avulsas continuam existindo, porém, é possível apenas gerar uma expedição avulsa pelo serviço de Carta Simples. Para gerar códigos de PAC e/ou Sedex, será necessário gerar um novo pedido dentro do Eccosys, e seguir o novo fluxo de Correios.

2) O que eu devo fazer para configurar o meu ambiente?
Por ora, você precisa apenas acessar Configurações Gerais > Aba Correios e preencher os campos Usuário - API Rest e Senha - API Rest. Caso você já tenha esses campos preenchidos, não precisa se preocupar com mais nada, pois, com a nova integração lançada no Eccosys, já estará tudo configurado no seu ambiente.



3) Não tenho acesso ao 'Meu Correios'. Como configurar a integração? 

Para providenciar o acesso aos Meus Correios, acesse este link e siga as etapas para "Fazer cadastro". Qualquer dúvida entre em contato com sua agência de Correios para solicitar auxílio.  Lembre-se que as APIs são disponibilizadas para cada contrato diretamente pela agência de Correios.


4) Tenho pedidos faturados de Correios que não gerei a PLP. E agora, como proceder?

Será necessário gerar uma nova etiqueta pelo novo processo. Para isso, acesse Vendas > Ordem de Coleta, crie uma nova ordem de coleta para a transportadora "Correios", localize os pedidos e salve. Envie a Ordem de Coleta para a transportadora, aguarde o retorno das etiquetas e realize a impressão das novas etiquetas.


5) Caso o Eccosys tenha comunicado um rastreio para a plataforma/hub, e agora ele mudou, como proceder?

Caso a plataforma já tenha recebido o rastreio, será necessário atualizar manualmente o link de rastreio dentro da sua plataforma, informando o novo código, uma vez que as plataformas e hubs não permitem uma segunda atualização por parte do ERP.


6) Minha etiqueta não foi impressa, e agora?
Verifique se ocorreu algum erro. Filtre por "Etiquetas" > "Disponíveis" e verifique se o seu pedido aparece na lista. 
Caso afirmativo, utilize uma das opções para imprimir a etiqueta. 
Caso negativo, verifique se ocorreu algum erro em "Etiquetas" > "Com erro" e corrija o erro indicado. Feito isto, faça uma nova tentativa de comunicação do pedido com os Correios.

7) Como faço para reimprimir uma etiqueta?

  • Caso uma etiqueta não tenha sido impressa de forma automática, é possível solicitar a impressão de forma manual
  • Para identificar os pedidos que já possuem etiquetas disponíveis, utilize o Filtro "Etiquetas"
  • É possível imprimir a etiqueta através do menu de contexto de cada pedido/ nota fiscal ou também pelo menu Ações, indo até a opção Imprimir etiqueta Correios/Transportadoras
  • Caso as etiquetas tenham sido geradas através de uma Ordem de Coleta, utilize a opção "Imprimir Etiquetas".



8) Como corrigir erros sobre a pré-postagem: 

  •  API dos Correios indisponível

    Neste caso, é necessário aguardar que o serviço dos Correios volte a operar normalmente. Para uma nova tentativa de envio, acesse o painel de vendas e/ou notas fiscais, filtre as etiquetas com erro no filtro Etiquetas, e no menu "Ações" selecione "Reenviar pré-postagens com erro - Correios".

  • Embalagem não indicada

    Navegue pelo menu de contexto, indique a opção "Informações de Correios", preencha a embalagem e salve. Faço o reenvio no menu "Ações", pela opção "Reenviar pré-postagens com erro - Correios"

  • Erro em dimensões

Navegue pelo menu de contexto e indique a opção "Informações de Correios". Preencha as informações de dimensões e salve. Após, faço o reenvio através do menu Ações, pela opção "Reenviar pré-postagens com erro - Correios".



9) Onde ficarão listadas as pré-postagens?
Para o fluxo automático, as pré-postagens não ficam registradas no sistema. Ou seja, a partir do momento que você tem a etiqueta impressa, aquele pedido/nota já foi comunicado com Correios.

Já as pré-postagens manuais ficam centralizadas em "Vendas" > "Ordens de Coleta". Caso você não tenha acesso a essa tela, solicite ao administrador do sistema para atualizar as suas permissões.

10) Preciso imprimir alguma relação de pré-postagens como era a PLP? 
Correios modificou o processo de envio e removeu a etapa da PLP. Converse diretamente com a sua agência de Correios caso você deseje que algum relatório seja gerado para confirmar a sua coleta.

11) Ainda consigo imprimir uma PLP antiga?
Sim, você ainda pode imprimir PLPs que já foram geradas pelo menu de Vendas > Lista de Postagem.

12) Posso fazer postagens Internacionais

Os Correios informa que não existe uma API de pré-postagem internacional. O cliente que deseja postar via Correios pra fora do Brasil tem duas opções, fora do ERP: Usar o sistema on-line [https://efi.correios.com.br/app/index.php] ou fazer a postagem diretamente em uma Agência.


Atenção: Manteremos a tela de PLP ativa para consulta aos clientes por um prazo de 90 dias, até 30/08/2024. Após isso, a tela de PLP será descontinuada.



Como configurar a Integração dos Correios

Pré-Requisitos

  • Possuir/Criar um cadastro no Meu Correios (Portal CWS);

  • Contrato ativo com os Correios + Cartão de postagem;

Configurações

Em Configurações > Empresa > Configurações gerais, na aba Correios, preencha os campos a seguir com base no seu contrato.




Correios Rest


  • Unidade de negócio: Selecione a empresa vinculada ao contrato que está configurando.

  • Usuário - API Rest / Senha - API Rest: Preencha os campos com usuários e senha de acesso aos “Meu Correios”. Recomendamos aguardar pelo menos 10 minutos após a criação do acesso aos “Meu Correios”. O preenchimento dos campos é obrigatório para utilizar seus serviços no Eccosys.

  • Testar API Rest: Utilize essa função para testar a conexão com os Correios. Quando houver erros, revise os campos de Usuário e senha API Rest.

  • Número do Contrato: Informe neste campo o número de seu contrato com o Correios;

  • Ano do contrato: Informe o ano de seu contrato com os correios;
    CNPJ do contrato: Informe neste campo o CNPJ vinculado aos seu contrato com os correios;

  • Layout da etiqueta: Neste campo, selecione as medidas para impressão das etiquetas do Correios geradas no Eccosys.

  • Gerar Ordem de coleta automaticamente: Indique em que momento deve ser feito o envio da pré postagem aos Correios. Esse envio pode ser automático, podendo ser:

    1) Nota fiscal autorizada;
    2) Pedido atendido, sem NF-e;
    3) Não gerar.



Atenção:

• O envio de ordem de coleta, deve ser feito de forma individual em Vendas > Ordem de coleta, caso selecione a opção “Não gerar” do parâmetro ”Gerar Ordem de coleta automaticamente”. 

• Empresas que utilizam mais de um CNPJ por ambiente, podem optar por configurar contratos dos Correios separados por empresa, selecionando a empresa desejada no campo de “Unidade de negócio” ou, utilizar o contrato da empresa principal para postagem das vendas dos demais CNPJs, cadastrados; 



Serviços adicionais Padrão

Os clientes que possuem contratos com os Correios podem usufruir de seus serviços diretamente em seu Eccosys, Os valores dos serviços dos correios variam por planos, e devem ser consultados diretamente com sua agência.

  • Valor declarado: Indique “SIM”, caso deseje utilizar o seguro dos Correios em suas postagens.

  • Valor declarado mínimo: Informe o valor  mínimo a ser considerado como seguro de suas postagens, esses valores podem ser editados diretamente na tela de pedido de venda.

  • Aviso de Recebimento: Indique sim, caso deseje ser notificado sobre a entrega dos correios ao consumidor final.


Cartão de postagem


Nesta seção é possível configurar um ou mais cartões de postagem vinculados ao seu contrato.



  • Número: Informe neste campo o número do seu cartão de postagem; 

  • Validade: Informe neste campo a data de validade do seu cartão de postagem.



Registro Módico

Clientes que utilizam registro do tipo Módico vinculado ao seu contrato devem contratar o complemento na Loja do ERP. Feito isto, preencha os campos abaixo:




  • Tipo do serviço: Selecione o serviço impresso módico ou outro serviço que sua tenha te orientado;

  • Sigla: Informe neste campo a sigla para o serviço disponibilizado pelos Correios;

  • Primeiro número: Informe neste campo qual é o primeiro número de etiquetas informado por sua agência dos correios;

  • Último número: Informe neste campo qual é o ultimo número de etiquetas informado por sua agência dos correios;

  • Próximo número: Informe neste campo qual é o próximo número de etiquetas informado por sua agência dos correios;

  • Origem: Selecione se as etiquetas a serem geradas são Nacional ou não.

Como cadastrar os dados de contato dos Correios

Após finalizar a configuração da integração com os Correios, é necessário cadastrar os dados de sua agência no Eccosys. Estas informações serão utilizadas na seção de transporte dos pedidos e notas fiscais.


Para isso, acesse Cadastros > Transportadoras e clique no botão "Incluir um Cadastro".

Em tela, informe os dados cadastrais e de endereço de sua agência.



 Ao concluir o cadastro, clique em salvar.


Como vincular as modalidades para pedidos importados

Para que os pedidos realizados nas Plataformas e Hubs recebam a transportadora correta quando forem importados para o Eccosys, é necessário fazer uma relação entre o que está cadastrado na loja e no ERP. Este processo é o que chamamos de "Vínculo de transportadora", e deve ser feito para cada tipo de serviço dos Correios disponível em seu contrato.


Siga as etapas abaixo para configurar o vínculo de transportadora para os Correios:

  1. Acesse Configurações > Cadastros > Vínculos de Transportadoras.

  2. Clique no botão "Incluir um vínculo".

  3. Preencha os campos disponíveis, conforme descrito a seguir:


  • Empresa: Identifique a empresa que deseja fazer o vinculo;.

  • Transportadora: Nome da transportadora, tal como cadastrado em Cadastros > Transportadoras. O conteúdo deste campo precisa ser selecionado dentre as opções sugeridas pelo Eccosys. Para isso, digite as primeiras letras do nome da transportadora e clique na opção correspondente a ela.

  • Referência: Código identificador da transportadora na plataforma. Geralmente, é um campo alfanumérico ou somente numérico que pode ser obtido diretamente na Plataforma e Hub.

  • Frete por conta: Informe a forma de frete a ser respeitada na importação dos pedidos.

  • Tipo: Define se o contato é de uma transportadora ou dos Correios. Neste caso, selecione "Correios".

  • Same day ou Next Day: Indique se a entrega vai ser feita no mesmo dia ou no dia seguinte, essa identificação vai ficar disponível na listagem dos pedidos em Vendas > Pedidos de vendas.

  • Cartão de postagem: Selecione o cartão de postagem, identificando o contrato dos correios ao vínculo da transportadora.

  • Tipo de frete: Campo exibido ao selecionar o tipo "Correios". Permite selecionar um dos serviços disponíveis para o cartão de postagem cadastrado.



*O processo deverá ser repetido até que todas as referências dos serviços dos Correios com as quais você irá trabalhar tenham sido cadastradas.



Caso tenha mais de um contrato dos Correios ativo no Eccosys, é necessário criar o vínculo para Unidade de Negócio referente ao contrato em questão.





Como é o fluxo dos pedidos para entrega com os Correios

O fluxo para despacho de vendas com os correios no Eccosys varia conforme a configuração feita em cada ambiente, por meio do parâmetro “Gerar Ordem de Coleta automaticamente”. 

Confira o fluxo para cada uma das opções disponíveis:

 

Nota fiscal autorizada:

Quando selecionada essa opção, o Eccosys vai enviar aos Correios uma pré-postagem, recebendo um código de rastreamento e etiqueta no momento da autorização da Nota Fiscal.

Ou seja, para despachar pedidos com as modalidades dos Correios, será obrigatório emitir uma NF-e para cada venda.

 
Pedido atendido, sem NF-e:

Ao selecionar essa opção, o Eccosys vai enviar aos Correios uma pré-postagem, recebendo um código de rastreamento e etiqueta para todos os pedidos de situação atendida que não tenham nota fiscal vinculada a venda.


As pré-postagens enviadas automaticamente na emissão das Notas Fiscais ou faturamentos dos pedidos sem nota podem ter suas etiquetas e declaração de conteúdo impressas em lote. Basta utilizar a opção “Criar O.C para pedido sem O.C - Correios", disponível no botão de ações em Vendas > Ordem de coleta.


Lembrete

1) Notas Fiscais emitidas em ambientes identificados com a opção “Pedido atendido, sem NF-e”, deverão ter uma ordem de coleta criada manualmente em Vendas > Ordem de coleta

2) Sempre que for feita um pré-postagem aos Correios com a opção “Pedido atendido, sem NF-e”, deve-se criar uma declaração de conteúdo. Para saber mais sobre a declaração de conteúdo, clique aqui.

Serviços adicionais Padrão


Não gerar:

Ao selecionar essa opção, os seus Pedidos e Notas Fiscais não vão ser comunicados aos Correios automaticamente.

Para enviar a pré-postagem e receber os códigos de rastreamento e etiquetas, acesse Vendas > Ordem de coleta, filtre os Correios como transportadora, a situação dos pedidos que deseja gerar a pré-postagem e os pedidos que serão enviados;


Ao selecionar as vendas, salve a ordem de coleta, e clique em “Enviar para a transportadora”, disponível no menu de contexto das ordens de coleta de situação “Em aberto".

Ao fazer o envio da Pré-postagem, sua ordem de coleta passará para a situação “Enviada”, possibilitando ao cliente/usuário a impressão de suas etiquetas de transporte, aviso de recebimento e a declaração de conteúdo (caso os pedidos enviados não possuam NF atrelada à venda).


Os possíveis erros são:


  • Indisponibilidade dos Correios;

  • Cartão de postagem excedido;

  • Dimensões de embalagens inferiores às que o Correios exige.


Como identificar e reenviar as Pré-Postagens


Os pedidos que possuem pré postagem, vão ser identificados com um ícone de etiqueta, facilitando a identificação do que já foi comunicado e o que apresentou erro durante o envio, possibilitando ao usuário do sistema, o seu envio manual aos Correios através da opção “Reenviar Pré-Postagens com erros”, disponível no botão de ações das telas de Pedidos de Venda e Notas fiscais.





  • Enviada com sucesso: Representada pelo ícone de texto;

  • Erro no envio: Representada pelo ícone de texto com x.



Caso queira cancelar uma pré-postagem não coletada pelos Correios, selecione o opção "Cancelar pré-postagem" no menu de contexto de seu Pedido/Nota. Caso a mercadoria tenha sido coletada, deve-se selecionar a opção “Suspender entrega" disponível também no menu de contexto em sua venda.

Atenção:•  O Eccosys se tornou passivo com a nova atualização feita pelos Correios.  Em caso de indisponibilidade de seus serviços, deve-se aguardar o total funcionamento dos servidores.


Em caso de dúvidas, nosso time de suporte está à disposição para auxiliar.

Minha etiqueta não foi impressa: 



Updated on 04/06/2024
Was this article helpful?  
We appreciate your review.