Como Funciona o Controle de Estoque

Quando falamos de estoque, nos referimos aos materiais (matérias primas ou produtos finais) que são armazenados para que a cadeia de produção/divulgação – vendas – entrega ao consumidor seja respeitada.


É sempre importante para uma empresa manter seus estoques abastecidos e atualizados. Com isso, a área de estoques é um local de grande atenção da empresa, pois é onde esta concentrada a maior parte do seu capital.


O Eccosys possui diversas ferramentas para o controle de estoque e, em geral, estas são encontradas no módulo de Suprimentos. Cada uma dessas ferramentas trabalha de uma forma específica, permitindo o controle de estoques de acordo com as necessidades da operação. 


Neste manual, você verá:

  1. Controle de Estoque;
  2. Inventário;
  3. Conferência de Estoque;
  4. Entrada Manual de Estoque;
  5. Conferência Cega.





Controle de Estoque

A ferramenta de Controle de Estoque permite consultar o histórico do estoque de um único produto dentro do Eccosys. Dessa forma, é possível entender todo o processo de alterações de estoque desse produto. Através dela, também podem ser feitas novas inserções e consultas de reservas. Ela pode ser encontrada em Suprimentos > Controle de Estoque. 

Para saber mais detalhes sobre o Controle de Estoque, clique aqui.


Inventário

A ferramenta de Inventário é encontrada em Suprimentos > Inventário. Essa ferramenta permite a realização do inventário de forma manual. Nela, pode-se consultar e alterar os estoques e preços de custo dos produtos utilizando os filtros disponibilizados, ou até mesmo sem nenhum filtro, fazendo com que todos as ações sejam aplicadas a todos os produtos. 

Você pode encontrar mais detalhes sobre o Inventário aqui.


Conferência de Estoque

A ferramenta de Conferência de Estoque também permite a realização do inventário, porém, de uma forma mais automatizada. A partir dessa ferramenta pode-se bipar os códigos de barra dos produtos e assim conferi-los. O Eccosys apresentará as quantias lidas e lançará as novas quantias no estoque. 

Para conhecer mais sobre a Conferência de Estoque, clique aqui.


Entrada manual de estoque

A Entrada Manual de Estoque funciona de forma semelhante à Conferência de Estoque, porém, ao invés de gerar lançamentos de balanço, que substituem o estoque do produto pelo estoque lido, esta ferramenta gera uma entrada, somando o estoque lido ao estoque já existente no Eccosys. 

Para saber mais sobre a Entrada Manual de Estoque, clique aqui.

 

Conferência cega

A Conferência Cega permite efetuar entradas de estoque através das Notas Fiscais de entrada. As entradas são efetuadas por leitura de código de barras ou manualmente, onde é possível definir para qual produto cada código de barras lido vai ser associado, permitindo a vinculação de um produto à diferentes SKUs.


Para entender melhor como funciona a Conferência Cega, clique aqui.


Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.


Updated on 22/04/2024
Was this article helpful?  
We appreciate your review.