Nota Fiscal Eletrônica de Devolução

A nota fiscal de devolução tem o objetivo de anular os efeitos da operação de venda ou compra, deste modo deve-se atentar-se ao mesmo tratamento tributário do momento em que foi emitida. A nota fiscal de devolução sempre deve ser gerada da mesma maneira que a nota de origem.


Neste manual, você aprenderá a:

  1. Casos de devoluções;
  2. Com registrar uma devolução de terceiro;
  3. Como funciona a NF-e de Devolução;
  4. Como finalizar.

É importante ressaltar que para fazer uma devolução, a Sefaz exige a chave de acesso da NF-e, essa chave é importada automaticamente para o Eccosys quando é dada a entrada na nota através de importação do arquivo XML. Recomendamos sempre dar entrada em notas fiscais através do arquivo XML, pois todas as informações são importadas automaticamente e assim se torna menor a chance de ocorrerem problemas no futuro.

Casos

Existem dois casos em que a nota fiscal eletrônica de devolução deve ser gerada:

  1. NFe de devolução de Entrada: o cliente devolve o produto ao E-commerce.
  2. NFe de devolução de Saída: o E-commerce devolve o produto para o fornecedor.

Caso a nota de origem não tenha sido emitida em seu Eccosys, será necessário efetuar a importação de seu xml, para saber mais sobre o assunto, clique aqui.


Devolução de terceiros

Devolução emitida por outros CNPJ's podem ser incluídas em seu Eccosys por importação de xml, caso não tenha o arquivo em mãos, você poderá baixá-lo no site da SEFAZ através do Portal Da Nota fiscal Eletrônicapara importação.

Para conhecer mais sobre importação de xml, clique aqui.


As devoluções emitidas por outra empresa podem ser adicionadas manualmente em seu sistema, para isto registre sua nota no Eccosys. A natureza de operação de sua nota e a finalidade dele devem estar como Devolução, segue imagem de exemplo:




Notas de devolução de terceiros devem ficar com status "Registrada" em seu ambiente. O envio e autorização são de obrigação do emitente.

Como funciona a NF-e de Devolução

No Eccosys, a NFe de devolução sempre será o oposto da NF-e de origem, ou seja, se a origem for uma NF de saída, a NF de devolução será de entrada e vice-versa. 

Para gerar uma nota de devolução é necessário ir em Vendas > Notas Fiscais ou em Suprimentos > Nota de Entrada . Selecione a opção de NF-e devolução em seu menu de contexto, segue exemplo:





Após isso, será aberta uma tela com os campos necessários para a geração da nota de devolução, como a Natureza de Operação e o número da NFe que já está associado pelo menu de contexto.  Mas caso queira adicionar mais notas a sua devolução, informe as novas numerações no campo Número da NF-e.





Clique em "Gerar nota".


Como finalizar

Verifique os itens que serão devolvidos: a NF-e será montada com todos os itens das NFs referenciadas e, então, deve-se manter apenas os itens a serem, de fato, devolvidos.

Após isso, salve sua Nota.


Resultado

Nesta etapa, sua devolução encontrasse gerada no seu Eccosys, e ela deverá ser emitida, para isto, clique em seu menu de contexto e selecione a opção de Enviar nota, como feita nas demais emissões.





Próximos passos

Caso você tenha interesse, veja mais materiais relacionados a Notas Fiscais:

  1. Situações das Notas Fiscais;
  2. Como Funciona a Inutilização de Notas Fiscais;
  3. Como gerar e emitir notas fiscais.


Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.



Atualizado em 12/04/2024
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.