Agora, ficou ainda mais fácil e rápido gerenciar as notas fiscais emitidas contra a sua empresa. Com apenas uma tela, você pode baixar e importar em massa os XMLs, otimizando a sua operação e garantindo agilidade no dia a dia.
Além da velocidade, você conta com a segurança de uma seleção individual de regras fiscais para assegurar a precisão dos dados. Este recurso também permite que você lance contas e controle de estoque automaticamente ao importar os arquivos, simplificando ainda mais a sua gestão.
Neste manual você verá:
Como baixar da SEFAZ e importar os XML no eccosys;
Como lançar estoque e contas durante a importação;
Avisos importantes sobre a nova funcionalidade.
Como baixar da Sefaz e importar os XML no eccosys
Para importar os XML emitidos contra sua empresa, deve-se acessar Suprimentos > Notas de entrada, no botão de ações selecione a tela “Importação XML Sefaz”.
Ao acessar a tela, o eccosys irá localizar as notas fiscais autorizadas pelo Sefaz que não foram importadas em seu ambiente. Nesse momento, selecione as notas desejadas e clique em avançar.
Na etapa 2 desta tela, apresentaremos a possibilidade de lançar estoque e contas a pagar, assim como a possibilidade de selecionar a data a ser considerada para entrada/importação do arquivo e natureza de operação a cada registro que será importado.
Importante: o sistema consulta 50 eventos por vez (por hora). A importação ocorre em lote por CNPJ. O complemento pode ser adquirido diretamente na Loja de Complementos. Após a contratação, a primeira pesquisa demorará 2 horas para alimentar o eccosys.
Regras gerais
Indique se deseja lançar estoque dos produtos e contas a pagar para todas as notas selecionadas. Por padrão, essas funções virão desmarcadas.
Selecione também a data a considerar na importação do arquivo, podendo ser ela:
Data saída/Entrada informada no XML: Preenche o campo data entrada com a data saída/entrada do próprio XML;
Data de emissão informada no XML: Preenche o campo data entrada com o data entrada do XML,;
Data de importação do XML no Eccosys: preenche o campo data entrada com a data da importação do XML, dia em que o arquivo foi registrado no Eccosys.
Atenção: Certifique-se de que os produtos da nota importada não são novos com o fornecedor, e que todos os produtos já estejam vinculados entre código fornecedor e código eccosys antes de realizar o lançamento de contas a pagar e estoque.
Os lançamentos de contas e estoque bloqueiam as edições das notas fiscais registradas. Se necessário, realize a edição no documento. As movimentações deverão ser estornadas pelas funções “Estornar contas” e “Estornar Estoque” no menu de contexto de cada nota.
Regras específicas
Nessa seção é possível selecionar de forma distinta a natureza da operação , assim como informar o número de ordem de compra que deverá ser vinculada à nota.
Após as seleções clique em “Importar e manifestar”.
Na última etapa, teremos a relação dos arquivos que foram importados em seu ambiente.
Em caso de dúvidas, abra um chamado ao suporte.