Nota de Simples Faturamento

Visão Geral

Nesse material abordamos o que são e como emitir Notas de Simples Faturamento. 

Esse documento é utilizado sempre que é realizada a venda ou compra de uma mercadoria, que já esteja no consumidor final ou somente será entregue após a emissão da nota. 

Um exemplo simples, seria a compra de uma mercadoria que necessita de produção como móveis sob medida, porém a nota precisa ser efetivada na hora da compra, nesse caso, realizamos um nota de simples faturamento.

Neste manual, você aprenderá a:

  • O que é uma Nota Fiscal de Simples Faturamento;

  • Como uma Nota Fiscal de Simples Faturamento no Eccosys;

  • Próximos passos.


O que é uma Nota Fiscal de Simples Faturamento

Com notas de Simples faturamento temos operações como a de Venda para Entrega Futura, por exemplo. Tal qual, ocorre quando um estabelecimento vendedor comercializa determinada mercadoria e efetua o faturamento antecipado à entrega. Isso porque, nessa negociação, a entrega ocorre posteriormente, a um prazo convencionado entre ambas as partes, enquanto que o pagamento da mercadoria é efetuado antecipadamente à sua entrega. Essa operação é realizada apenas para fins de simples faturamento, sem que ocorra movimentação de mercadorias no momento. Lembrando que posteriormente será necessário emitir uma nota fiscal de remessa para transporte dessa mercadoria. Se tiver alguma dúvida sobre qual tipo de nota precisa emitir, consulte o seu contador.

Existem diversos exemplos de Nota Fiscal de Simples Faturamento. As principais são:

  • Entrega Futura;

  • Faturamento Antecipado;

  • Venda Futura;

  • Mercantil.


Como emitir uma Nota Fiscal de Simples Faturamento no Eccosys

Para emitir uma Nota de Simples Faturamento no Eccosys é necessário seguir os seguintes passos:

Passo 1 - Criar uma natureza de operação onde deverá ser informada a CFOP referente a operação que pretende efetuar, junto com as informações de situação tributária e impostos. Essas informações são adquiridas junto à contabilidade da empresa. Indo em Configurações > Notas Fiscais > Naturezas de Operação, selecione a opção ''Incluir uma Natureza''.


    Legenda:Tela Naturezas de Operação

 LegendaTela Naturezas de Operação.


Passo 2 - Após ter a natureza de operação configurada, basta acessar: Vendas > Painel de Notas Fiscais. Na nota em questão, será necessário selecionar a natureza criada anteriormente.

Legenda: Tela Nota Fiscal.


Passo 3 - Será necessário aplicá-la a nota. Fazendo isso, os valores e informações configurados na natureza de operação, serão ajustados na nota. 

Legenda: Tela Nota Fiscal.


Para qualquer dúvida de preenchimento de campos e valores fiscais consulte o contador responsável pela empresa.


Próximos passos

Caso você tenha interesse, veja mais materiais relacionados a Notas Fiscais:

Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.


Updated on 15/04/2024
Was this article helpful?  
We appreciate your review.