Visão Geral:
Ao importar um XML de nota fiscal, o Eccosys permite vincular o item vendido pelo fornecedor a um produto já cadastrado no Eccosys.
Na aba "Estoque" de cada item da Nota Fiscal importada, selecione "Vincular a produto existente" e digite o nome do produto previamente cadastrado.
Neste manual, você aprenderá a:
- Vincular produto no item da Nota Fiscal;
- Adicionar informações necessárias para item da Nota Fiscal;
Caso o produto do fornecedor seja vendido em quantidades diferentes do produto no Eccosys, utilize o campo "Quantidade para estoque" para definir como esses valores serão lançados.
Na caixa "Conversão automática de Estoque", informe a quantas unidades de saída (estoque) equivalerão as unidades de entrada (fornecedor), bem como quais as unidades esperadas.
Exemplo:
Produto no Fornecedor - Caixa de Desodorantes com 6 unidades
Fator de Multiplicação - 6 | Unidade de Entrada - Cx | Unidade de Estoque - Un
Desta forma, o Eccosys recebe 1 caixa com 6 desodorantes, mas lança o estoque de 6 unidades (6 x 1) para o produto Desodorante.
Você pode salvar os valores informados para cada produto, de modo que novas notas do mesmo fornecedor já façam a conversão automática das unidades recebidas para as lançadas no estoque.
Mas atenção: o nome do produto informado para equivalência deve ser o mesmo do cadastro deste produto no Eccosys. Ao digitá-lo, uma função de autocompletar irá mostrar os itens com esta descrição. Certifique-se de selecionar a opção correta e informar o código do produto no fabricante (caso este não seja o mesmo utilizado por você).
Como o Eccosys procura pelos produtos:
No próximo XML importado para um mesmo fornecedor, o Eccosys irá verificar se cada item consta nas notas de entrada anteriores desse fornecedor. Se o produto constar, o Eccosys vinculará o produto do fornecedor ao produto do Eccosys da mesma forma que foi configurado na nota mais recente baseado no código do fornecedor.
Caso o produto não constar nas notas de entrada anteriores, o Eccosys fará três verificações:
1. Verifica se o código do produto do fornecedor é igual ao código de algum produto no Eccosys.
2. Se nenhum código for igual, verifica se o GTIN/EAN do produto do fornecedor é igual ao GTIN/EAN de algum produto no Eccosys.
3. Se nenhum GTIN/EAN for igual, verifica se o nome do produto do fornecedor é igual ao nome de algum produto no Eccosys.
Caso nenhuma dessas verificações encontre um produto para ser vinculado, o Eccosys deixa como padrão a criação de um produto novo. Caso o produto do fornecedor deva ser vinculado a um produto existente no Eccosys, deve-se seguir os passos informados no inicio deste material.
Para situações onde o produto enviado pelo fornecedor é dividido em diferentes produtos no Eccosys, utilize a nossa ferramenta de conferência cega.
Próximos passos
Caso você tenha interesse, veja mais materiais relacionados a notas fiscais:
- Como Gerar e Emitir Notas Fiscais;
- Como adicionar Observações Padrão em Notas Fiscais;
- Como exportar XML de Notas Fiscais.
Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.