A Nota Fiscal é um recibo obrigatório que deve ser emitido após a realização de qualquer venda ou serviço. Ela documenta a transação e serve para o recolhimento de impostos.
O painel de notas fiscais centraliza todas as notas fiscais de saída da sua operação. As NF-es emitidas podem ser editadas, visualizadas, autorizadas, canceladas, impressas, enviadas por e-mail, exportadas, clonadas e excluídas. Elas ainda passam por diferentes situações dentro do ERP.
Quais situações uma NF-e pode assumir
As situações de NF-e, definem em que estado ela está dentro do Eccosys ou na SEFAZ. Veja abaixo o que cada situação representa:
Registrada: indica que a NF-e foi importada para o Eccosys através de um XML;
Pendente: indica que a NF-e ainda não foi enviada para autorização. Nessa situação, a nota pode ser editada ou excluída;
Enviada - Aguardando Recibo / Enviada - Aguardando Protocolo: por alguma intermitência na comunicação entre SEFAZ e Eccosys, a SEFAZ pode não retornar ao Eccosys o recibo de entrega ou o protocolo da NF. Isso faz com que o Eccosys mantenha a NF com o status "Enviada - Aguardando Recibo" ou "Enviada - Aguardando Protocolo". Isso quer dizer, basicamente, que o Eccosys não sabe se a NF foi recebida pela SEFAZ, então não é possível tentar reenviar a mesma e também não se pode afirmar que a mesma está autorizada. Para maiores informações e como resolver esta situação, acesse: Enviada - Aguardando Recibo/Protocolo.
Emitida: indica que a NF-e foi enviada para a SEFAZ, mas não retornou nenhuma comprovação de autorização;
Autorizada: indica que após validações da SEFAZ ela está autorizada e pronta para impressão;
Emitida DANFE: indica que foi emitido (impresso) o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE);
Rejeitada: por alguma inconsistência na Nota Fiscal a validação da SEFAZ não autorizou, retornando rejeição. Quando isto acontece, as notas devem ser editadas, corrigidas e enviadas novamente.
As rejeições mais comuns são: Duplicidade, Município Inválido e Operações Interestaduais.
Denegada: indica que o emitente ou o destinatário possuem alguma pendência junto ao Fisco. Não será possível editar, cancelar, inutilizar ou excluir uma NF-e denegada. Após registro de denegação na SEFAZ, deve-se validar o problema e emitir uma nova NF-e após tudo ser resolvido;
Cancelada: indica que a nota fiscal teve seu cancelamento aceito pela SEFAZ. A mesma não poderá ser editada. Só se pode cancelar uma NF se ela estiver com situação Autorizada ou Emitida DANFE.
Próximos passos
Caso você tenha interesse, veja mais materiais relacionados a Notas Fiscais:
- Como gerar e emitir notas fiscais;
- Como Funciona a Importação de XML de Notas Fiscais;
- Como Exportar XML de Notas Fiscais;
- Como Corrigir Rejeições em Notas Fiscais
Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.