Visão Geral
O objetivo da NF-e é utilizar um único modelo nacional de documento fiscal eletrônico em operações de circulação de mercadorias ou prestação de serviços.
A NF-e um recibo obrigatório após qualquer transação de venda, pois documenta a transação e serve para o recolhimento de impostos.
Dentro do Eccosys, é possível emitir NF-e com 4 diferentes finalidades. São elas: NF-e Normal, NF-e Complementar, NF-e de Ajuste e NF-e Devolução de Mercadoria.
Neste manual, você aprenderá:
- O que é uma NF-e Normal;
- O que é gerar uma NF-e Complementar;
- O que é uma NF-e de Ajuste;
- O que é uma NF-e Devolução de Mercadoria.
NF-e Normal
O processo de emissão normal é a situação desejada e mais adequada para o emissor, pois é a situação em que todos os recursos necessários para a emissão da NF-e estão operacionais e a autorização de uso da NF-e é concedida normalmente pela SEFAZ.
Caso todos os recursos necessários para a emissão da NF-e estejam de acordo com o desejado, a autorização pela SEFAZ ocorrerá normalmente.
Para saber mais informações sobre notas com essas finalidade, clique aqui.
NF-e Complementar
A Nota Fiscal Complementar é emitida para acrescentar dados e valores antes não informados no documento fiscal original, observando as definições da legislação.
Caso você tenha excedido as 24 horas para cancelamento de uma nota fiscal com dados incorretos, e queira corrigir, você pode emitir uma Nota Fiscal Complementar.
Para saber mais detalhes dessa modalidades de NF-e, clique aqui.
NF-e de Ajuste
A Nota Fiscal de Ajuste tem o objetivo de identificar as notas fiscais emitidas para fins de ajustes na escrituração, ou seja, notas que não se referem às operações com produtos/mercadorias e que devem ser emitidas apenas para fins escriturais, como transferência de créditos, crédito de ativo permanente, etc.
Para saber mais informações sobre notas com essas finalidade, clique aqui.
NF-e Devolução de Mercadoria
A Nota Fiscal de Devolução tem a finalidade de anular uma operação de compra e venda, ou seja, quando a operação não se concretiza é necessário uma NFe de devolução.
Para saber mais sobre a NF-e de devolução clique aqui.
Próximos passos
Caso você tenha interesse, veja mais materiais relacionados:
- Como gerar e emitir Notas Fiscais
- Como emitir Nota de Simples Faturamento
- Como emitir Nota Complementar
- Como emitir Nota de Devolução
- Como emitir Nota de Devolução sem ter a Nota de Compra
- Como emitir Nota de Importação
- Como emitir Nota de Remessa
- Como Criar uma NFe com Complemento de ICMS ST
- Como Criar uma NFe com Complemento de IPI
Em caso de dúvidas, nosso time do suporte está à disposição para auxiliar.